04/04/2017

BEDA 04 | Projeto: Geladeira Literária

Oi, todo mundo! 💜
Hoje eu vim falar com vocês sobre um evento literário que está acontecendo aqui na minha cidade. E como não são frequentes, eu não pude deixar de ir lá para conferir. O projeto chama-se Geladeira Literária e consiste no uso de geladeiras usadas plotadas com cores vibrantes, recheadas de alimentos (no caso, livros para todas as idades) e que se tornarão patrimônio cultural do bairro contemplado. O objetivo é fomentar a leitura entre os moradores no formato: Pega, lê, devolve e doa também. As geladeiras ficarão instaladas em locais com grande circulação de pessoas como mercearias, postos de saúde, associações de bairros, entre outros locais, para que a população tenha acesso facilitado.


Além de participar do evento, eu aproveitei para fazer umas perguntinhas para uma das idealizadoras, a Jane Rosa, professora da Escola Meninada Alternativa.

"O projeto foi lançado pelo Rotary Club de Matozinhos com intenção de fomentar a leitura entre os munícipes, uma vez que estamos vivendo um período onde a maioria dos jovens fazem o uso do celular e da internet. Mas o prazer da leitura é inenarrável e a intenção do projeto é cada vez mais agregar mais leitores. (...) Esse projeto esta tendo uma aceitação muito boa entre os moradores de Matozinhos, todos eles foram doações de rotarianos e moradores da cidade. (...)"


O projeto tem como parceiro a loja Nekus Calçados, que está recebendo os livros, mas se vocês, leitores aqui do blog, tiverem o interesse em fazer alguma doação, entre em contato comigo pelo seguinte e-mail: princesinha-swan@hotmail.com.

12 comentários:

  1. Olá!
    Gostei bastante do projeto!!! Aqui na minha cidade tem algo parecido em uma das praças do Centro, em um ponto de ônibus bem movimentado. É apenas uma pequena caixa de vidro com alguns livros usados para se ler e devolver. Doações também são aceitas. Lembro que uma vez li o livro sobre Beethoven que peguei por lá!
    Espero que o projeto continue dando certo! :)
    Adorei o texto, beijos
    As Meninas Que Leem Livros~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Na cidade cidade vizinha, Pedro Leopoldo, tem dessas caixinhas que você falou. Mas em Matozinhos não tinha algo assim. Eu espero de verdade que o projeto continue e que dê tudo certo! Beijos

      Excluir
  2. Ola
    Que projeto bacana e bem inovador também né?! E muito legal da sua parte fazer essa divulgação. Uma pena que na minha região não há nenhum tipo de evento literário, por isso é sempre bom conhecer o de outros lugares.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Sim, é um projeto muito bacana! E é assim mesmo que começa. Por que não leva a ideia para os administradores para que aconteça em sua cidade? Beijos!

      Excluir
  3. Gente, que original!!! Achei a iniciativa perfeita e vou compartilhar o post para inspirar outras cidades a fazer o mesmo ou parecido. Amei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivi! A iniciativa é fantástica, por isso que resolvi participar, porque a minha cidade precisa de ideias assim. Quem sabe um dia, daqui a longos anos, poderei falar que teremos uma Bienal? Sonhar a gente sonha, não é? Ficarei imensamente feliz se puder me ajudar a divulgar o evento, amiga ♥ Um beijo!

      Excluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este evento, mas tem interesse, sem duvida, e e muito original! :) Estou curioso... hehe

    Espero sinceramente que tudo corra bem e que recebam muitas doações!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tô torcendo muito para que o evento continue dando certo. Vou continuar ajudando divulgando novidades no blog. E a galera que quiser doar para ajudar, pode me mandar e-mail que a gente conversa melhor ;) Beijos

      Excluir
  5. Gente, que projeto bacana!!
    A ideia é ótima, mas eu vejo projetos parecidos não dando certo, infelizmente. Porque as pessoas pegam e não devolvem, ou pegam e não doam. Aí fica complicado ir para frente... Mas espero que aqui seja diferente :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! É realmente triste isso, mas, felizmente, a galera daqui tá muito empenhada pra dar certo e eu tô torcendo bastante. Vou continuar ajudando para que o evento continue. Beijos!

      Excluir
  6. Olá.
    Que projeto mais bacana!
    É muito atraente e diferente uma geladeira recheada de livros, alimento para o cérebro. E que bom que está tendo uma boa aceitação. Que sempre tenha livros diferentes para as pessoas que usam essa geladeira.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, você não tem ideia de como é bacana o projeto até estar pertinho da geladeira. É tão bonito vê-la cheia de livros, dá vontade de trazer pra casa, haha :3 Beijos!

      Excluir