03/08/2017

Resenha: A Guerra Que Salvou A Minha Vida

Título: A guerra que salvou a minha vida
Título Original: The war that saved my life
Autora: Kimberly Brubaker Bradley
Editora: DarkSide Books
Páginas: 240
Ano: 2017
Classificação: 5/5

Sinopse: Ada tem dez anos (ao menos é o que ela acha). A menina nunca saiu de casa, para não envergonhar a mãe na frente dos outros. Da janela, vê o irmão brincar, correr, pular – coisas que qualquer criança sabe fazer. Qualquer criança que não tenha nascido com um “pé torto” como o seu. Trancada num apartamento, Ada cuida da casa e do irmão sozinha, além de ter que escapar dos maus-tratos diários que sofre da mãe. Ainda bem que há uma guerra se aproximando. Os possíveis bombardeios de Hitler são a oportunidade perfeita para Ada e o caçula Jamie deixarem Londres e partirem para o interior, em busca de uma vida melhor.
Resenha: Eu juro que não planejava ler esse livro com o desespero que foi. Eu ia esperar o momento propício da leitura, mas acabou acontecendo de, no mesmo dia da compra, eu já começar a devorá-lo sem moderações. E, afinal de contas, não era isso que eu queria mesmo?

O livro nos conta a história dos irmãos Ada e Jamie. Eles vivem num apartamento miserável com a mãe. O garoto possui uma vida livre e desimpedida, ele pode ir onde quer e quando quiser. Já Ada não. Ela nasceu com um "pé torto" e, por isso, sua mãe a mantém trancafiada dentro de casa. Uma verdadeira ditadora, que não aceita de maneira nenhuma que a menina tenha uma vida normal.

E então acontece a Segunda Guerra Mundial e as crianças serão enviadas para abrigos no interior. Ada e Jamie são, então, abrigados na casa de Susan e é ali que eles descobrirão que uma guerra pode sim salvar uma vida. Sim, eu precisava fazer essa analogia.

Eu fiquei completamente apaixonada por essa história, tanto por ela quanto pelos personagens e seus conflitos. Ada e Jamie passaram por milhares de problemas ainda tão pequenos e é impossível não se emocionar com as coisas que eles descobrem, as coisas novas que eles vivem.

Eu confesso que esperava um pouquinho mais do livro. Ele mereceu sim as cinco estrelas, mas eu estava pensando em favoritá-lo também, só que não foi pra tanto. O livro merece todo o alvoroço que está sendo feito pelos leitores e também merece a chance de vocês, que estão lendo essa resenha. A capa dele é simplesmente uma das mais lindas que eu já vi (além de ser capa dura; DarkSide ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário