13/04/2017

BEDA 13 | Resenha: O Chamado do Cuco

Título: O Chamado do Cuco
Título Original: The Cuckoo's Calling
Autor: Robert Galbraith (JK Rowling)
Editora: Rocco
Páginas: 448
Ano: 2013
Classificação: 4,5/5

Sinopse: Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Resenha: Chocada. Indignada. Frustada.
Foi exatamente assim que me senti ao fechar esse livro. Depois de mais tempo do que sou capaz de me recordar, finalmente terminei a leitura de O chamado do Cuco.
Tudo isso porque suspeitei desde o princípio do bandido certo e apostei todas as fichas no errado. Foi como aquela prova de Matemática que a gente faz com absoluta certeza de que marcou a alternativa certa e, ao ver o gabarito, percebe que, na verdade, você não sabe de nada. Talvez eu esteja exagerando, mas eu ainda estou sob efeito do livro, que terminei de ler há pouco.

O detetive Cormoram Strike não está no melhor momento de sua vida. Vítima de um acidente durante seu período no Exército, que acabou levando uma parte de sua perna, recém-separado e atolado em dívidas. E, pra piorar a situação, ainda tem a temporária. Ninguém dava nada por ele. Porém, a partir do momento que John Bristow, irmão da falecida modelo Lula Landry, aparece no seu escritório dizendo que sua irmã não cometeu suicídio, mas sim, foi assassinada, ele se vê enfrentando um caso que parece finalizado, mas que, com a ajuda de Robin Ellacot - a temporária - irá perceber que as coisas não são o que parecem.

Como eu disse, a leitura desse livro se arrastou mais do que dias, mais do que meses, mais do anos. É sério, é muito complicado ler O chamado do Cuco. Pelo menos, foi pra mim. Eu simplesmente não conseguia me concentrar com tanta riqueza de detalhes, alguns até mesmo irrelevantes. Lembro-me de ter comprado esse livro em... Péra, deixa descobrir aqui. 2014?! Não sei. Foi logo quando foi lançado, talvez pouco tempo depois. E por mais que eu tenha gostado e ficado surpresa com o desfecho final (principalmente com minha falta de percepção), devo dizer que foi uma leitura muito cansativa.

Apesar de ter ficado mais do que uma vida tentando ler, eu ainda assim tive força e ânimo para dar a ele quatro e meio. A nota deve até ser alta se formos pensar bem, mas minha mente ainda tá cansada então deixa isso mesmo. Thank you so much se chegou até aqui. Acho que até mesmo a resenha ficou cansativa... Ai ai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário