20/06/2017

Resenha: Insurgente

Título: Insurgente
Título Original: Insurgent
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 511
Ano: 2012
Classificação: 4,5

Resenha: Insurgente (Insurgent, originalmente) é o segundo livro da série Divergente. O livro conta sobre uma Chicago futurista e "pós apocalíptica", onde Tris tenta manter os pensamentos em ordem depois de uma guerra onde Jeanine Matthews (Erudição), tenta matar membros da sua antiga facção (Abnegação), usando um soro de simulação para formar um exército com os amigos de sua atual facção (Audácia).

Após perder os pais e alguns amigos de uma forma um tanto trágica em Divergente, Tris tem que lidar com a mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Tris, Tobias, Caleb, Peter e Marcus tentam buscar ajuda em outras facções após acabar a simulação. Acabam sendo julgados e interrogados sobre o ataque, mesmo não tendo lutado contra a abnegação (a não ser Peter, que tem um caráter a desejar), enquanto tudo indica que a cerca não é para protegê-los e sim manter todos dentro da cidade. Tris passa por experimentos, por ser divergente, e tem muitas coisas que não sabe sobre si mesma, ou o que a cerca.

 Ela aprende a lidar com seus sentimentos com relação a Quatro (que continua com aquele seu jeito misterioso, mas a relação dos dois fica muito mais fofa após a guerra) e tenta perdoar a si mesma pelos erros cometidos, mas sem o apoio de sua melhor amiga e com traumas que a impedem de proteger até a si mesma, isso fica difícil.

A série é uma das minhas favoritas - depois de Harry Potter, é claro! :) - e me faz pensar sobre como tudo aconteceu. Sou completamente apaixonada pelo jeito mais "fechado" de Quatro, mas quando entramos fundo na história, percebemos que é apenas um garotão cheio traumas e que não sabe demonstrar aquilo que realmente sente. E acho lindo o jeito que ele se esforça para fazer seu relacionamento com Tris dar certo.

Em Insurgente, da pra começar a ter uma ideia de como o mundo acabou de uma forma tão trágica e como o ser humano foi "se acabando" aos poucos. E, na minha opinião, é algo que realmente possa vir acontecer futuramente. (Viaja não, Flávia!!! rsrsrs)
Pois bem, espero que tenham gostado.
Beijos. ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário