31/08/2017

Resenha: Jogos Vorazes - A Esperança

Título: A Esperança
Título Original: Hunger Games - Mockingjay
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 421
Ano: 2010
Classificação: 4,0



"Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão.E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança."

Neste último livro temos a verdade de todas as histórias dos livros anteriores. Como vimos no livro anterior, Katniss explodiu a arena - com a ajuda de Beete e seus aliados nos jogos - foi resgatada junto de Beete e Finnick e, logo em seguida, levada ao Distrito 13 (que, até onde todos sabíamos, não existia mais) por um grupo de rebeldes. Já Peeta e Johanna foram capturados pela Capital.

Katniss se vê em um conflito interno para saber em quem confiar e tem que lidar com sua própria mente. A única certeza é que: Katniss quer realmente se vingar e matar o Presidente Snow. Esse sentimento cresce ao perceber que a Capital fez uma espécie de lavagem cerebral em Peeta e o transformou em uma arma na tentativa de matar Katniss. E aproveitando o ódio dela pela capital, os rebeldes a usam como a porta voz da revolução na tentativa de derrubar a capital.

Mas é a partir dessa crueldade da Capital com Peeta que Katniss percebe que realmente o ama. Foram várias tentativas para fazê-lo lembrar de que ela não era sua inimiga, e sim a pessoa que ele mais amava. Em alguns momentos de crise Peeta tentou tirar a vida de Katniss, e fazia ela questionar a si mesma com muita frequência sobre as coisas sombrias que teve de fazer para sobreviver na arena.

"Você vem, você vem
Para a árvore
Onde eles enforcaram um homem que dizem matou três
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia noite na árvore forca."
Página 136-137

A história começa a esquentar mais à partir do momento que Katniss e seu grupo começam a gravar pontoprops para fazer as pessoas dos outros distritos se juntarem aos rebeldes. São muitas as perdas nesse livro. Morreram personagens que eu sinceramente criei muita afinidade e carinho por eles. E a perda que Katniss teve de enfrentar foi incrivelmente dolorosa. Mas, como todo livro de romance, tem sempre um final feliz! <3

"Bem no fundo da campina, embaixo do salgueiro
Um leito de grama, um macio e verde travesseiro
Deite a cabeça e feche esses olhos cansados
E quando eles se abrirem, o sol já estará alto nos prados.
Aqui é seguro, aqui é um abrigo
Aqui as margaridas lhe protegem de todo o perigo
Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei
Aqui é o local onde eu sempre lhe amarei."
- Página 419

Este é o tipo de livro que acrescenta muito conhecimento, nos faz pensar em como devemos valorizar as pessoas que amamos, em como podemos perdê-las de uma hora para a outra. Acabei com ele em menos de dois dias e já quero ler toda a trilogia de novo. hahahah

Nos resta somente agradecer a Suzanne por essa história incrível, não é mesmo?!
Pois bem, agora é aguentar a bad de não ter mais nenhum livro de Jogos Vorazes para ler! hahaha
Beijos, guys! ;*

Um comentário:

  1. Oi,
    Tudo?
    Sabe que quando me perguntam sobre distopia essa é a série que eu indico sem pensar duas vezes, com certeza é minha queridinha. O mundo que a autora criou realmente foi algo de tirar o chapéu e adorei o final dessa série, pois não foi algo clichê me fez refletir sobre a vida real mesmo. Como você adoro ela e ainda estou a procura de algo que chegue a altura.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir